quinta-feira, 11 de julho de 2013

Envolvimento x Comprometimento


Toda vez que entro em sua sala, um aluno com comprometimento na aprendizagem, corre para me mostrar seu caderno, além de rabiscos e desenhos, é surpreendente o prazer que ele tem ao apresentar seu feito. É um exemplo de alguém comprometido com o que realiza. Mesmo quando não consigo dar a atenção esperada, ele sempre vem com a mesma postura, pois mesmo sabendo de suas dificuldades, não deixa de dar o melhor de si e se orgulha ao apresentar suas conquistas.

Passamos por um período de grandes manifestações, sabemos muito bem dispor de tempo e energia para reivindicar nossos direitos, são válidos, coerentes, porém, quando deixa-se de lado a mesma dedicação ao exercer nossos deveres, algo caminha muito errado.

Vejo crianças tão dedicadas, focadas, percebe-se a atuação e exemplo da família nesta questão, mostrando que faz parte cumprirmos nossa obrigação, independente das dificuldades que sempre mencionamos. Mesmo não sendo possível alcançar o esperado, que o ato de fazer o melhor possível seja observado.

Será que, no nosso exercer a função, fazemos diferença entre dedicar-se somente com prioridade aos direitos, não dando a devida importância aos deveres? 

Compartilho um vídeo, mencionando que todos os comprometidos estão envolvidos, mas nem todos os envolvidos são comprometidos!

No vídeo quando menciona o "dar a vida", não levanto a bandeira de sermos radicais, a reflexão é dar todo o melhor para provar comprometimento, pois estamos aptos a reivindicar direitos somente quando cumprimos com igual afinco os nossos deveres.

E ai, você é porco ou galinha?

Para assistir o vídeo, clique aqui: Parábola da Galinha e do Porco


Nenhum comentário: