Assistam o vídeo abaixo:
Uma redação. Produção textual.
Vários instrumentos avaliativos tem utilizado esta prática, seja em sala de aula, seja para conquistar uma vaga no Enem, no vestibular e até mesmo, vaga de emprego, seja ele privado ou público.
Pensemos na dificuldade que existe em escrever um texto. Com o avanço da tecnologia, que nos proporciona incontáveis caminhos significativos em áreas diversas, por outro lado, acaba por favorecer facilidades que prejudicam nosso aprendizado. Temos textos à mão, nosso "Pai Google" de pronto nos entrega artigos, gráficos, material diverso e amplo.
Mas apesar desta problemática, penso se todos os indivíduos teriam essa habilidade? Produzir um texto é algo que desde os anos iniciais tem sido ensinado, sendo que sabemos que há aquelas pessoas que se destacam, tem uma facilidade em expressar-se graficamente, porém:
Segundo Gardner, são características que classificam que tipo de inteligência cada pessoa possui, bem como quais as facilidades que essas trazem para nossa vida.
A inteligência verbal ou lingüística aparece aos dois anos de idade, porém vai-se definindo ao longo da vida. As pessoas que possuem essa inteligência desenvolvida, mesmo sem ter passado pela escola, conseguem organizar suas frases de forma clara e objetiva. Normalmente são pessoas que gostam de ler, escrever, tem boa memória, ótima verbalização e sabem debater.
Fonte: http://educador.brasilescola.com/orientacoes/inteligencias-multiplasnovo-conceito-educacao.htm
Na sua teoria, Gardner propõe que todos os indivíduos, em princípio, têm a habilidade de questionar e procurar respostas usando todas as inteligências.
Apesar de sabermos que cada indivíduo possui uma habilidade com influencias de outras mais, é certo que independe deste fator, a incapacidade de produzir um texto, explorar um pensamento, uma ideia, através da escrita, é um treino, praticar constantemente a leitura. Mas que leitura seria esta?
A nós educadores, esta reportagem mostra o quão importante e urgente é incentivarmos todas as práticas que auxiliem nossos alunos a conquistarem habilidades para serem leitores e escritores de excelência, aprimorando um aprendizado de fato significativo.
"Para que a produção textual seja eficaz, se faz necessário que o produtor esteja em contato com textos coesos e coerentes. Assim, podemos compreender que a leitura é um importante veículo para um melhor desenvolvimento da escrita, portanto estando em proximidade com textos bem redigidos..." (Rebecca de Brito / UFP)
A nós educadores, esta reportagem mostra o quão importante e urgente é incentivarmos todas as práticas que auxiliem nossos alunos a conquistarem habilidades para serem leitores e escritores de excelência, aprimorando um aprendizado de fato significativo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário